20/02/2023A alegria não tira a nossa seriedade por Fabiane Cauneto

“A alegria não tira nossa seriedade”
Por Fabiane Cauneto | São Paulo, 15/11/21

Você já foi julgado por ser alegre, despojado ou espontâneo?
Já se sentiu “fora do quadrado”?

Como ser autêntico sem ser desrespeitoso ou parecer descompromissado?

Minha dica é: “autoconsciência”!
Tomar consciência de quem se é, do que “você dá conta”, de quais são seus limites e principalmente do que te dói mais profundamente.

Sim! Ter consciência do que te falta e faz com que você busque comportamentos ou queira se “enquadrar” para ser aceito?

Para isso, os ingredientes necessários são: a busca pelo auto conhecimento, a honestidade consigo mesma(o) para aceitar e dar lugar a tantas coisas que, no fundo, no fundo, gostaríamos de evitar e, preferencialmente de “eliminar” da nossa existência, como o medo, a rejeição e tantos outros “monstros” presentes e humanamente vivos em nós.

Sim, tudo isso é “humano” e faz parte de cada um de nós, por isso, acrescente mais este ingrediente: a “coragem”, ou seja, o “agir com o coração” e diga sim ao que te incomoda, dê um lugar especial a essas dores e sentimentos, reconhecendo que “sim, tudo isso me torna mais humano” e tomando consciência disso, podemos lidar melhor com essas questões.

É como entrar em uma sala bagunçada: não adianta tapar os olhos e fingir que está tudo bem. Ora ou outra, iremos tropeçar em algo jogado pelo chão.

Mas se olharmos com seriedade para a “bagunça” e convidarmos a alegria para nos auxiliar na faxina, pouco a pouco, objeto por objeto - emoção por emoção, lembranças por lembranças, situações por situações vão tomando o seu lugar em nossa alma.
Um a um... recebendo um: “sim, você me torna humano”, “sim, você contribuiu com parte do que sou” ...

Continue sua limpeza, sua organização interna com seriedade e quando menos perceber, a alegria genuína deve brotar, transformando seus dias em situações leves como num passe mágica. Seria esta a mágica? Dizer “sim” para o que me incomoda?

Não! A suposta “mágica” é ter coragem para realizar este processo chamado vida.

...

Sobre Fabiane Cauneto
Com ampla experiência nas áreas da qualidade, processos e atendimento ao cliente desenvolveu olhar apurado para as relações interpessoais e interdepartamentais dentro e fora das organizações.

As constelações sistêmicas de Bert Hellinger contribuíram para a clareza desta visão auxiliando nos diagnósticos e tomadas de decisões estratégicas – seja nas empresas, seja na VIDA.

Saiba mais sobre Fabi Cauneto em:
www.ifabicauneto.com.br
1493
Compartilhe: