20/02/2023BERT HELLINGER, um resumo de sua trajetória

Anton Yohan Hellinger, popularmente conhecido como Bert Hellinger nasceu em 16 de Dezembro de 1925 como segundo filho de Albert e Anna Hellinger.

Aos 10 anos foi enviado para o internato dos missionários de Marianhiller e por volta dos 17 foi recrutado como soldado no exército.

Após a segunda guerra mundial, em 1947 iniciou seus estudos em teologia, foi ordenado como padre e enviado para a África do Sul onde viveu por 18 anos.



Lá, se graduou como professor, aprendeu a língua do povo Zulu, foi missionário e, teve contato com as dinâmicas de grupos realizadas por sacerdotes da igreja anglicana, o que mudou a sua vida.



Ao retornar para a Alemanha, Bert oferecia cursos e se tornou formador de um grupo de trabalho para dinâmicas e psicologia de grupos na Alemanha. Mais tarde começou a sua formação em psicanálise em Viena.



Em 1971 saiu do sacerdócio, se casou com sua primeira esposa, Ertha e começou a trabalhar individualmente como psicoterapeuta.

Bert sempre foi aberto aos novos conhecimentos que estivessem a serviço das pessoas.



Na década de 70, estudou Terapia Primal, Gestalt, Hipnoterapia, segundo Erickson, PNL, análise bioenergética e participou em seminários de terapia transacional e análise de script.

Conheceu as Constelações inicialmente com Thea Schonfelder e a partir de então, pesquisou, se aprofundou e desenvolveu às constelações tal qual a conhecemos atualmente.



Em 2003, Bert se casou com sua segunda esposa: Sophie que tinha formado a Hellinher Schule 2 anos antes.

O programa de formação em constelação da Hellinger Schule foi implementado e reconhecido por universidades renomadas e isso nos permitiu conhecer as constelações diretamente da fonte.

Sophie Hellinger abriu as portas para a dimensão espiritual, e posteriormente levou o olhar sistêmico das constelações para um olhar integral.



Bert e Sophie receberam diversos prêmios e reconhecimentos por suas contribuições à humanidade, incluindo o prêmio Nobel alternativo para medicina integrativa.

Há um corpo de conhecimento publicado em 110 livros, traduzidos para 40 idiomas.

Bert faleceu em 19 de Setembro de 2019 em sua casa, no sul da Alemanha, mas suas contribuições continuam ajudando as pessoas a encontrarem sua própria força na vida.



Referências bibliográficas

HELLINGER, Bert. Autobiografia. Meu trabalho, minha vida. São Paulo: Ed. Cultrix, 2020. HELLINGER, Bert; HÖVEL, Gabriele. Um lugar para os excluídos. Conversas sobre os caminhos de uma vida. Patos de Minas: Ed. Atman, 2006.HELLINGER, Bert; HÖVEL, Gabriele. Um lugar para os excluídos. Conversas sobre os caminhos de uma vida. Patos de Minas: Ed. Atman, 2006. HELLINGER, Sophie. A Própria Felicidade. v. 1, Brasília: Tagore Editora, 2019.

3004
Compartilhe: