20/02/2023Principais contribuições de Bert Hellinger para o desenvolvimento das constelações familiares
Nota: se preferir, assista o vídeo no IGTV (Instagram) do @ifabicauneto.
A maior contribuição do Bert Hellinger, foi sem dúvida a própria constelação familiar.
Embora Alfred Adler tenha cunhado o termo “Constelações familiares” no início do século 20, a constelação como conhecemos hoje foi criada e desenvolvida por Bert Hellinger.
Um marco extremamente significativo das compreensões e contribuições de Bert, foi o funcionamento da Consciência. Em um primeiro momento, durante o período das constelações clássicas, ele observou e nomeou a consciência restrita: uma consciência individual que atua diante do que é certo e errado conforme o meu meio familiar ou o grupo social que participo.
Num segundo momento, durante os movimentos da alma, identificou a consciência clã: uma consciência que atua na transgeracionalidade da família, ou seja independe da vontade do indivíduo, mas “faz justiça”, digamos assim, principalmente aos excluídos da família.
E por fim, juntamente com o nascimento da Hellinger Sciencia, percebeu que havia ainda uma consciência espiritual: a consciência que inclui e respeita TUDO e TODOS como são.
O que define cada nível de consciência?
A amplitude do amor.
Seguindo às contribuições de Bert, citamos as Ordens do amor ou o que chamamos de princípios básicos da vida que são:
1. Pertencimento, 2. Hierarquia ou Precedência, e 3. Equilíbrio de troca.
Uma observação importante foram os "emaranhamentos". Ele descobriu que muitas das nossas vivencias não se constituem das experiências da nossa infância, mas também de vivências adotadas de outros membros da família. Nestes emaranhamentos estão o conceito de amor cego e as dinâmicas: “Eu sigo você” e “Eu por você”.
Existem ainda outras Dinâmicas identificadas por Bert, como por exemplo: “culpa e inocência”, “vítima e perpetrador” e a dinâmica do incesto.
Apresentou as Ordens da ajuda, as Ordens do sucesso, a investigação do efeito da transgeracionalidade e a relação entre vivos e mortos.
A diferença de sentimentos primários, secundários e metasentimentos.
A importância dos abortos dentro do sistema familiar e a influência de segredos dentro da família.
Além dessas contribuições é importante ressaltar as Faculdades perceptivas necessárias para o trabalho da constelação que são: a percepção ampla, observação, intuição, compreensão e a sintonia, além do próprio caminho fenomenológico de conhecimento.
...
Referências bibliográficas
HELLINGER, Bert. A fonte não precisa perguntar pelo caminho. Um livro de consulta. São Paulo: Ed. Cultrix, 2005.
. O amor do espírito na Hellinger sciencia®. Patos de Minas: Ed. Atman, 2009.
. A simetria oculta do amor. Porque o amor faz os relacionamentos darem certo. São Paulo: Ed. Cultrix, 1998.
HELLINGER, Sophie. A Própria Felicidade. v. 1, Brasília: Tagore Editora, 2019